1 IMPROVISAÇÃO CÊNICA EM DANÇA EM TEMPO REAL
Pesquisadora responsável Daniela Guimarães
OBJETIVO
Essa linha de pesquisa estuda a Improvisação que se elabora no ato cênico, a Improvisação como acontecimento. A partir de inúmeros exercícios a que chamamos de jogos de sensibilização e da amplitude das habilidades perceptivas, jogos de composição e jogos de estratégias de ações, o grupo de trabalho investiga, a partir de uma abordagem do tempo não linear, modos de fazer sempre abertos às novas recombinações. Algo que se organiza de forma diferente a cada dia. Para o desenvolvimento dos entendimentos corporais para criação em tempo-real (disponibilidade, prontidão, escuta, propriocepção) temos a prática do Contato-Improvisação, os estudos somáticos em Ideokinesis: ideia de movimento (investigação de imagens corporais para a criação do movimento através do toque de um parceiro) e os Jogos apresentados acima, que são base para a compreensão do modus operandi de nossa investigação. Camadas de significações, de intersemioses pela ideia de metalinguagem teve sempre destaque no interesse dessa pesquisa: a ideia é buscar nas camadas de semioses geradas e em suas combinações possíveis – imaginadas, provocadas, escolhidas e organizadas na cena –, um refinamento da construção cênica na busca por uma coerência de sentidos, ideias e temáticas propostas pelo grupo de integrantes enquanto a obra é criada em tempo-real.
Palavras-chave: acontecimento, composição, jogos, intersemiose.
Local Salas de aulas e Laboratório Teatro Experimental
Escola de Dança da UFBA
2 CRIAÇÃO FÍLMICA EM DANÇA
RELAÇÕES ENTRE DANÇA, FOTOGRAFIA, CINEMA E VÍDEO
Pesquisadora responsável Daniela Guimarães
OBJETIVO
Introdução à imagem em movimento através da visualização de obras fílmicas na interação Dança, Cinema, Vídeo, analisando e discutindo as diferentes abordagens, concepções e técnicas. Ao mesmo tempo, incentivando os participantes a mobilizarem um ponto de vista pessoal de criação. Abordagem e identificação das linguagens das novas tecnologias e as suas potencialidades. Estudos de roteiros, câmeras, lentes, planos, enquadramentos, elementos fílmicos, entre outros. Mapeamento de tecnologias e técnicas para a produção de filmes de dança. Exercícios práticos de filmagem sobre as diferentes ferramentas para a criação de obras audiovisuais em dança. Criação e produção de filmes de forma colaborativa, onde os participantes experimentem idealizar, planejar, filmar e editar obras fílmicas. Mobilizar ações ligadas a difusão da Dança Audiovisual como Mostras, Festivais, Encontros, Sites e outros meios.
Palavras-chave: corpo, audiovisual, experimentação, difusão.
Local Salas de aulas e Laboratório Teatro Experimental
Escola de Dança da UFBA
3 SOMÁTICA E DANÇA
Pesquisadora responsável Beatriz Adeodato | Clara Trigo
OBJETIVO
Linha que abrange articulações entre saberes da saúde, da educação e da criação em dança. Tem como foco de interesse nos estudos da percepção e da cognição corporalizada – modos de perceber e conhecer com movimento; no desenvolvimento de metodologias de movimento baseadas na prática - Instabilidade Poética, por exemplo; nos saberes de corpo e ciências do movimento - cinesiologia, fisiologia e anatomia.
Palavras-chave: corpo, somática, metodologia, práticas poéticas.
Local Salas de aulas e LabSomática: Laboratório de práticas poéticas, somáticas e estudos cinesiológicos
Escola de Dança da UFBA