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DANIELA GUIMARÃES | Líder
artecose@hotmail.com

Daniela Guimarães: Bailarina, Improvisadora, Coreógrafa, Cineasta. Docente Escola de Dança da UFBA, PPGDANÇA e PRODAN (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa CORPOLUMEN: Redes de estudos de corpo, imagem e criação em Dança/CNPQ. Coordena o Laboratório Teatro Experimental e Laboratório Teatro do Movimento da Escola de Dança (LabTEX e LabMOV /UFBA). Diretora GDC - Grupo de Dança Contemporânea da UFBA (2017/19) com o projeto “Trilogia do sonhar”. Diretora e bailarina da Cia Ormeo/Minas Gerais/Brasil (2003/2013). Diretora Artística do BTCA - Balé Teatro Castro Alves (2023). Residências artísticas: Westmore Farm, Lisa Nelson e Steve Paxton, Vermont/ EUA/2019 e Pina Bausch TanzTheater, Wuppertall/ Alemanha 2019. Em 2023, cria a obra "Plantando Jardins" ( versão externa Palácio da Aclamação e versão interna Sala do Coro e 2021 coreografa o filme-dança “A cidade que habita em mim” , ambos para o para o BTCA: Balé Teatro Castro Alves. Em 2021, cria o filme cênico “RESTO: no tempo, no silêncio na escuta” para a Bienal do Ceará – De par em par. Colabora com Projeto TEPe: Tecnology Expanded Performance 2019/ 2022 (Brasil/Portugal) com as criações solo “RESTO: andarilho pelas peles de Lisboa” (Portugal 2022) e RESTO: em (re) aparecimento místico (Ceará/2022). Atua principalmente nos seguintes segmentos: Criação, Composição e Dramaturgia em Dança; Improvisação Cênica em tempo-real e Dança na interação com o Cinema. Doutora e Mestre em Artes Cênicas pela UFBA – Universidade Federal da Bahia com a Tese “Corpolumen: Poéticas de (Re)Invenções no Corpo na Interação Dança e Cinema” (2017) e a Dissertação “Dramaturgias em Tempo-Presente” (2012). Tem como filmografia: “MITI” (2010), “Receita de Agostinho para um Mundo Melhor” (2012) Festival Cineport – Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa; “Alecrim” (2015) Festival Dança em Foco; “Andaluz” (2016) Semana ABC 2017 - Associação Brasileira de Cinematografia (finalista para o prêmio a Melhor Fotografia), ScreenDance Miami Festival (EUA/2017), Festival ADF de Fotografia Cinematográfica (Argentina/2017) e Festival FIVA Almagro (Espanha/2017). Lança em 2019 seu primeiro longa-metragem “VAGA-lumes” (Lift-Off Global Network. 2022/EUA; Dancine Festival (Canadá/2022), Festival Internacional Dança em Foco 2023); “Do.C.orpo: um documento poético revolucionário do corpo” (2019) (Semana ABC 2019 - Associação Brasileira de Cinematografia, Dança em Foco 2023) e “Ruínas” 2021 (III Cine Amazonia del Plata 2021, Cine Miami Fest 2021, One Earth Awards 2022, Dança em Foco 2023).

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CLARA TRIGO | Co-Líder
claratrig@gmail.com

Clara Trigo é co-Líder do Grupo de Pesquisa Corpolumen: Redes de estudos de corpo, imagem e criação em Dança – CNPQ; professora na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA-Brasil), onde licenciou-se em dança e fez mestrado em Artes Cênicas. Atualmente é doutoranda em Arte e Comunicação digital na Universidade do Algarve (Ualg-Portugal).

Acumula mais de 30 anos de carreira como dançarina, coreógrafa, educadora e pesquisadora de movimento. Foi instrutora de pilates durante 15 anos, o que a levou a dedicar-se aos estudos sobre saúde através do movimento de forma ampla, com ênfase em prevenção de lesões e abordagens somáticas.
Desenvolveu a metodologia Instabilidade Poética®, fruto da sua formação artística, técnica e pedagógica, consolidada na sua dissertação de mestrado. Esta metodologia, direcionada a profissionais de movimento da fisioterapia, educação física, arte e pedagogia, está associada à criação de diversos dispositivos de movimento, sendo o mais conhecido deles o equipamento Flymoon®. Para além do desenvolvimento de equipamentos, a metodologia Instabilidade Poética se diferencia pelos aspectos criativos, pedagógicos e somáticos, que transformam a forma de pensar, sentir e agir. Estes aspectos podem ser facilmente negligenciados em cursos de formação de movimento, cujo foco principal esteja na transmissão de repertório de exercícios.

Tem apresentado o seu trabalho em festivais, conferências, congressos, seminários, palestras, workshops e cursos de formação em todo o Brasil e também nos Estados Unidos, Europa e América Latina.

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BEATRIZ ADEODATO | Co-Líder
beatrizadeodato@gmail.com

Baiana, de Salvador, Beatriz Adeodato é co-Líder do Grupo de Pesquisa Corpolumen: Redes de estudos de corpo, imagem e criação em Dança – CNPQ; professora efetiva da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA-Brasil) desde 2014; e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança (PRODAN/UFBA). É Licenciada e Mestre em Dança por essa mesma escola, tornando-se Doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA), em 2020, com a tese intitulada “Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber”.

Artista da dança e pesquisadora do movimento, vem se dedicando, ao longo de muitos anos, à prática e ao estudo aprofundado de diversas abordagens somáticas, atuando de maneira sistemática na experimentação e no desenvolvimento de metodologias que endereçam aspectos perceptivos, técnicos e criativos do mover e do dançar; valorizando a experiência em primeira pessoa e borrando fronteiras entre as áreas da dança, da saúde e da educação. Nesse viés, também vem se dedicando ao desenvolvimento de metodologias de pesquisa acadêmica em dança que sejam guiadas pela prática – Prática como Pesquisa. Beatriz é formada no Método Pilates pelo Alan Herdaman Studios (Londres) e pela Polestar Education (EUA); é Master Trainer em Gyrotonic® e Gyrokinesis®, pelo Gyrotonic International Headquarters (EUA), métodos que vem ensinando tanto no Brasil como no exterior; e atualmente está em processo de formação como Educadora do Movimento Somático, pela Escola BodyMind Centering Brasil. Desde 2022, coordena o Laboratório de práticas poéticas, somáticas e estudos cinesiológicos da Escola de Dança (LabSomática/UFBA).

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