top of page
dani verm.jpg

DANIELA GUIMARÃES | Líder

artecose@hotmail.com

Nascida em Araxá, Minas Gerais, aquariana, Daniela Guimarães é artista da dança, improvisadora, cineasta, pesquisadora e professora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do PPGDAN-Programa de Pós-Graduação em Dança e do PRODAN - Mestrado Profissional em Dança da UFBA. Coordenadora de Ações Artístico- Acadêmicas da Escola de Dança. (2020/22). Diretora do GDC - Grupo de Dança Contemporânea da UFBA (Edição 2017/18). Atua principalmente nos seguintes segmentos: Criação, Composição e Dramaturgia em Dança; Improvisação Cênica e Dança na interação com a linguagem Audiovisual. Doutora em Artes Cênicas pela UFBA – Universidade Federal da Bahia com a Tese CORPOLUMEN: POÉTICAS DE (RE)INVENÇÕES NO CORPO NA INTERAÇÃO DANÇA E CINEMA e Mestre em Artes Cênicas pela UFBA com a Dissertação  DRAMATURGIAS EM TEMPO-PRESENTE. Líder do Grupo de Pesquisa Corpolumen: Redes de estudos de corpo, imagem e criação em Dança - CNPQ.

Nos últimos anos vem ministrando workshops no Brasil e exterior sobre Improvisação e Composição e em Processos Criativos em Dança e Cinema. Tem como filmografia: “MITI” (2010), “Receita de Agostinho para um Mundo Melhor” (2012) Festival Cineport – Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa; “Alecrim”(2015) Festival Dança em Foco; “Andaluz” (2016) Semana ABC 2017 - Associação Brasileira de Cinematografia (finalista para o prêmio a Melhor Fotografia), ScreenDance Miami Festival (EUA - 2017), Festival ADF de Fotografia Cinematográfica (Argentina - 2017) e Festival FIVA Almagro 2017 (Espanha). Finaliza e lança em 2018 seu primeiro longa “VAGA-lumes”. Lançou em 2020 “Do.C.orpo: um documento poético revolucionário do corpo”. Em lançamento para Outubro 2020, Ruínas, curta-metragem criado com o GDC - Grupo de Dança Contemporânea da UFBA. A partir de março de 2023 diretora artística do Balé Teatro Castro Alves.

40545244_10212177337324682_1218910009207

Dançarina, coreógrafa e professora da Escola de Dança da UFBA, é Mestra em Artes Cênicas e graduada em Dança, pela UFBA. Segunda Líder do Grupo de Pesquisa Corpolumen: Redes de estudos de corpo, imagem e criação em Dança - CNPQ. Implementou e coordena o LabSomática, espaço de pesquisa, ensino e extensão relacionados a prevenção de lesões, desenvolvimento de repertório de movimento e formação em diversas técnicas corporais. 

Vem desenvolvendo a metodologia Instabilidade Poética®, com a qual profissionais de movimento da fisioterapia, educação física, arte e pedagogia trabalham, agregando aspectos de práticas somáticas, artísticas e pedagógicas. Criou o equipamento de biofeedback, que propicia desafios de coordenação motora, equilíbrio, força e ludicidade, conhecido como Flymoon® (2007). Tem difundido seu trabalho em todo o Brasil e também nos Estados Unidos, Europa e América Latina.

IMG_2964.CR2

BEATRIZ ADEODATO
beatrizadeodato@gmail.com

Baiana, de Salvador, Beatriz Adeodato é artista da dança, pesquisadora e docente da Escola de Dança da UFBA. Doutora em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) com a tese intitulada “Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber” e Mestre em Dança (PPGDança/UFBA) com a dissertação “Corpo em dança: o papel da educação somática na formação de dançarinos e professores. Professora do PRODAN - Mestrado Profissional em Dança da UFBA, tem como áreas de pesquisa as interações da Dança com a Educação Somática, os estudos da percepção implicados em processos de experimentação artística e a Prática como Pesquisa. É Specialized Master Trainer no Método Gyrotonic® pelo Gyrotonic International Headquarters (EUA), método que vem disseminando, tanto no Brasil como no exterior, em contextos diversos que abraçam a prevenção de lesões, a formação de corpo para a cena e o levantamento de pistas para criação.

bottom of page