LINHA 1

IMPROVISAÇÃO CÊNICA EM TEMPO REAL

GDC
GRUPO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DA UFBA

GDC | Grupo de Dança Contemporânea da UFBA

Ampliação da formação do aluno de graduação em Dança através da oportunidade artística de experiências teórico-práticas tendo a plenitude da alteridade como produto estético. O processo de pesquisas do Grupo nessa edição 2017/18  desenvolve o projeto "Trilogia do sonhar", tendo como diretora a Profa. Dra. Daniela Guimarães que dá continuidade ao trabalho de pesquisa entre Dança e Cinema realizado no Doutorado em Artes Cênicas na UFBA, finalizado em Março de 2017. Este projeto é apoiado com bolsas pelo Programa de Apoio às Artes da PROEXT.

https://vimeo.com/user69927413

JOGOS DE CRIAÇÃO
CORPOLUMEN
UM BARALHO
PARA O ESTUDO
DA IMPROVISAÇÃO
EM TEMPO REAL

Jogos de Criação CORPOLUMEN é um baralho que surge a partir da temática do universo onírico, fantástico, misterioso e imprevisível das obras Só não me acorde antes e Com o que sonhamos.?.?. Funciona como sugestão de caminhos de criação. Inspirado nos arcanos maiores do Jogo de Tarot, este baralho foi dividido em 4 núcleos: a temática, a composição, o tempo e a qualidade (de movimento); que oferecem indicações para o improvisar sozinho ou coletivamente. Sugerimos três modos distintos: 1. Tirar apenas uma carta e experimentar o que cada carta individualmente propõe; 2. Ter o baralho inteiro e, aleatoriamente, ir tirando as cartas, uma depois da outra, combinando suas indicações; 3. Dividir o baralho em seus 4 núcleos e tirar uma carta de cada núcleo, jogando a partir desta combinação. Cada um que fizer uso deste jogo pode e deve servir-se dele de forma livre e pessoal, criando seus próprios modos de interação e inventando diferentes combinações de uso, em sala de aula e em processos criativos.

CRIANDO CONTEXTOS

CRIANDO CONTEXTOS

Ação do Grupo de Pesquisa CORPOLUMEN: Redes de estudos do corpo, imagem e criação em Dança realizado pelas artistas/pesquisadoras/professoras da Escola de Dança da UFBA: Clara Trigo e Daniela Guimarães.

 

CRIANDO CONTEXTOS tem como objetivos:

1. o desenvolvimento e atuação em uma obra de Improvisação Cênica em tempo real a partir das discussões e práticas sobre Dança, Literatura e Cinema entre as duas pesquisadoras;

2. Produção de um livro de diálogos entre as propositoras acerca de temas como acaso, tempo-real, testemunho, ignições de criação, corpo e palavra, corpo e imagem, entre outros, sempre no contexto da Improvisação como linguagem cênica e

3. Produção de um livro de procedimentos metodológicos com o título provisório de "Modos de fazer e feitos: jogos de criação e(m) movimento".

improlab corpolumen.001.png
ImproLAB-CORPOLUMEN

IMPROLAB - CORPOLUMEN

Esse Projeto visa o encontro de discentes, servidores docentes, servidores técnicos-administrativos da Escola de Dança e de outras Unidades da UFBA e público em geral para o estudo da Improvisação Cênica com música ao vivo: a Improvisação como acontecimento cênico. Em um primeiro momento são dadas aulas através da relação Dança e Estudos Somáticos, depois iniciam-se jogos de sensibilização, observação e composição espacial e temporal como estratégias de ações para modos de criação em tempo–real. E, na última hora, uma obra é criada a cada encontro.

IMPROLAB - CORPOLUMEN é uma ação cadastrada na Proext- Pró Reitoria de Extensão da UFBA desde 2018. Tem até hoje (Março 2020) registrado como público participante: 1800 artistas improvisadores dos Cursos de Graduação, Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Escola de Dança, de outras Unidades UFBA, de comunidades externas variadas.

50245637252_971ce4b979_b.jpg
Workshop Lisa Nelson

Workshop TUNING SCORES com Lisa Nelson

 

TUNING SCORES LABORATORY - composição, comunicação e senso de imaginação 

Uma prática de edição cênica, feedback, reciclagem e colaboração em tempo real. a partir de uma abordagem multissensorial, Tuning Scores investiga as seguintes perguntas: O que "vemos" quando estamos olhando para a dança? O que "vemos" de dentro da dança? As partituras oferecem ferramentas e práticas de comunicação interna e externa que tornam aparentes as maneiras como cada um de nós percebe e dá sentido ao movimento. Tais perguntas dão início a diálogos lúdicos-em-ação sobre espaço, tempo, movimento e sobre o desejo de compor na experiência. As explorações cruzam diferentes linguagens e dão uma visão sobre os processos de

 

LINHA 2

CRIAÇÃO FÍLMICA

ruinas04.tif
Pesquisa cinematográfica
Filme Ruinas

PESQUISA CINEMATOGRÁFICA - RUÍNAS

 

Curta-metragem criado e dirigido por Daniela Guimarães para o GDC - Grupo de Dança Contemporânea da UFBA - Bahia, edição 2017/19, como parte da  “Trilogia do Sonhar”. Inspirado na obra “As ruínas circulares” de Jorge Luís Borges, “Ruínas” fala de um ser que recebe a tarefa de sonhar outro ser. Nessa empreitada mistura-se ao tempo, funde-se à natureza, vive seus instintos, clama por sua ancestralidade, guerreia, pacífica e se sente vivo. “Ruínas”, enquanto corpo – pulsa,  resiste e sonha – apesar de tudo.  Ao olhar para si mesmo e para o mundo, esse ser nos convida a fazer o mesmo, e a descobrir que tudo (ou quase tudo) é invenção.

 PESQUISA CINEMATOGRÁFICA
FILME RUÍNAS
CRIAÇÃO DE FILMES
DANÇA E AUDIOVISUAL

CRIAÇÃO DE FILMES | DANÇA E AUDIOVISUAL

Introdução à imagem em movimento através da visualização de obras fílmicas na interação Dança, Cinema, Vídeo, analisando e discutindo as diferentes abordagens, concepções e técnicas. Ao mesmo tempo, incentivando os participantes a mobilizarem um ponto de vista pessoal de criação. Abordagem e identificação das linguagens das novas tecnologias e as suas potencialidades. Estudos de roteiros, câmeras, lentes, planos, enquadramentos, elementos fílmicos, entre outros. Mapeamento de tecnologias e técnicas para a produção de filmes de dança. Apresentação dos filmes resultantes da pesquisa e difusão do processo e das criações realizadas em Mostras, Festivais e Encontros dessa natureza. Destina-se a todos os interessados em audiovisual e dança, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais ou não profissionais em dança, vídeo, cinema, artes plásticas e artes performativas - motivados a desenvolver projetos audiovisuais como performers e/ou criadores.

MOSTRA INTERNACIONAL CORPOLUMEN
DE DANÇA AUDIOVISUAL

Mostra Internacional CORPOLUMEN de Dança Audiovisual é um projeto de difusão, estudos e discussão da Dança Audiovisual produzida em diferentes estados do Brasil e no exterior. Por acontecer dentro da Universidade Federal da Bahia, Escola de Dança, esta proposta visa fomentar e expandir a produção de filmes por estudantes de Graduação e Pós-Graduação da Escola de Dança da UFBA, bem como por pesquisadores de outras Universidades brasileiras. Mesmo sendo esse o foco, a Mostra abre-se também para trabalhos realizados por artistas e pesquisadores independentes dessa linguagem artística. A ideia é que a Mostra CORPOLUMEN torne-se calendarizada e aconteça, anualmente, entre Outubro e Novembro.

 

LINHA 3

INSTABILIDADE POÉTICA

FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Instabilidade Poética com Flymoon®

Formação Profissional Instabilidade Poética com Flymoon®

Com duração de 24 horas presenciais (3 dias inteiros) + 16 horas de trabalho à distância, está pautado no método Instabilidade Poética, que tem a instabilidade como estratégia de treinamento de habilidades motoras, de ferramentas criativas, de reabilitação e prevenção de lesões. Força, equilíbrio e propriocepção são apenas alguns dos ganhos da prática, que será toda pautada no uso do equipamento Flymoon®. O curso está organizado a partir de quatro aspectos principais: - familiarização com equipamento, repertório e sua história; - investigação individual, construção de autonomia e troca de experiências de movimento; - conscientização do papel do profissional de movimento nos dias atuais; - desenvolvimento poético-criativo, motivação e autoconhecimento através do movimento.

CAPACITAÇÃO NA METODOLOGIA INSTABILIDADE POÉTICA

Curso semipresencial para Profissionais do Movimento

Capacitação na metodologia Instabilidade Poética:

Curso semipresencial para Profissionais de Movimento

Neste curso semi-presencial, os participantes selecionados receberão aprofundamento na metodologia Instabilidade Poética.

SABERES E FAZERES DA DANÇA EM DIÁLOGO

COM A CINESIOLOGIA NA PREVENÇÃO DE

LESÕES EM ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE DANÇA

Saberes e fazeres da dança em diálogo com a cinesiologia

na prevenção de lesões em estudantes e profissionais de dança

O projeto propõe a realização de encontros semanais, com estudantes e profissionais de dança, fisioterapia e educação física, além de profissionais de movimento, interessados em estudar questões relativas à prevenção de lesões em práticas de movimento. Os encontros acontecerão semanalmente, às quintas feiras, de 10h às 12h, na Escola de Dança da UFBA, no Laboratório de estudos cinesiológicos, poéticos e práticas somáticas (sala 3). Dentre as ações previstas, constam: - levantamento e compartilhamento de bibliografia/estudos sobre condicionamento físico, coordenação motora, adaptação do corpo humano a diversas atividades e melhores práticas, sempre numa perspectiva evolucionária (LEIBERMAN); - compartilhamento de saberes e fazeres das diversas práticas envolvidas na atividade; - palestras de professores convidados sobre temas pertinentes à prevenção de lesões nas práticas de movimento; - aulas de diversas técnicas; - manutenção de registros de áudio, vídeo e escritos dos encontros. Dentre os resultados previstos, esperamos: - orientações práticas sobre prevenção de lesões antes do exercício, coladas nas portas das salas da escola de dança (e distribuídas para as academias e espaços envolvidos que queiram aplica-las); - cartilhas com propostas de aquecimento e parâmetros de identificação de ações potencialmente lesivas; - mudança da cultura do "no pain no gain" (tão nociva quanto arraigada no senso comum social) para uma ideia de "cuidados de si" (FOUCAULT), interconectando conhecimentos dos nossos saberes e fazeres com os das ciências cinesiológicas; - desdobramentos em futuros projetos de extensão e pesquisa; - reconhecimento social deste espaço (UFBA - Escola de Dança) como produtor de saberes ligados ao corpo; - otimizar a sala já equipada, em espaço de estudos do corpo, dando acesso aos estudantes, professores e sociedade a tecnologias, saberes e fazeres do/sobre o movimento humano, fazendo deste espaço a sede de um Programa de extensão, capaz de acolher diversos projetos relativos a estudos cinesiológicos, poéticos e somáticos. 

AULA DE PILATES

Para alunos de dança

Aula de pilates para alunos de dança

Com o projeto "Aulas de pilates para alunos de dança", apresenta-se pela primeira vez a estudantes (da escola de dança da UFBA e da escola de dança da FUNCEB), a oportunidade de praticar este método, no Laboratório de práticas poéticas, somáticas e estudos cinesiológicos, gratuitamente, no contexto de prestação deste serviço na extensão.

CHAVEIRO DE IDEIAS 

Objetos didático-informativos no auxílio à prevenção de lesões

CHAVEIRO DE IDEIAS

Objetos didático-informativos no auxílio à prevenção de lesões

 

A proposta é construir 2 ou mais protótipos dos materiais didáticos criativos idealizados no projeto permanente de extensão (nº 11123). Serão objetos didático-pedagógicos leves e atrativos, de fácil difusão, que gerem interesse e sejam facilmente distribuídos entre praticantes de atividade física.

DESENVOLVIMENTO DE REPERTÓRIO SOBRE

O EQUIPAMENTO Flymoon®

Pesquisa e extensão

Desenvolvimento de repertório sobre o equipamento Flymoon® - pesquisa e extensão

 

Este projeto visa a construção de repertório de movimentos sobre o equipamento Flymoon®. Os encontros serão teórico-práticos acontecerão semanalmente, no Laboratório de práticas poéticas, somáticas e estudos cinesiológicos da Escola de Dança da UFBA, durante 2 horas. O desenvolvimento e sistematização de repertório de movimentos sobre o equipamento é o objetivo principal do projeto, sendo uma consequencia natural a sua publicação e divulgação em eventos artístico-científicos. Serão atribuídos nomes aos exercícios desenvolvidos. Discutiremos as ideias ligadas à palavra exercício nas ciências do movimento e seus contextos; discutiremos ainda aspectos políticos e mercadológicos ligados à construção e ensino de movimento, numa perspectiva crítica.

AULA de Flymoon®

Para profissionais de movimento

Aula de Flymoon®, para profissionais de movimento

 

Evento de 2 horas, que pretende oferecer oportunidade de contato com o equipamento Flymoon® e a metodologia Instabilidade Poética, através de encontro teórico-prático. Este evento pretende atender parcialmente a demanda de profissionais do movimento (tanto de Salvador como de outras cidades e estados) que aproveitam este período do ano para capacitação e reciclagem profissional. Salvador já é uma referência para profissionais de movimento de todo o Brasil e também do exterior. Encontram-se aqui novidades em termos de práticas corporais e profissionais muito inventivos. Especificamente em relação à Instabilidade Poética e Flymoon®, é apenas através de eventos e cursos de extensão coordenados por mim, na Escola de Dança da UFBA, que será possível ao público externo à UFBA ter contato com este trabalho.

ANATOMIA EXPERIENCIAL

Estudos anatômicos integrados ao movimento com Cláudia Auharek

Anatomia Experiencial - estudos anatômicos integrados ao movimento com Cláudia Auharek

 

Essa atividade de extensão tem como proposta oferecer na UFBA aulas de anatomia, ministradas por Cláudia Auharek*, através da perspectiva da Anatomia Experiencial (Experiential Anatomy). Essa abordagem experiencial dialoga com diferentes linhas de educação somática, dentre elas o Body-Mind Centering (BMC®), de Bonnie Bainbridge Cohen. Para este curso, estão previstos 13 encontros, nos quais serão vivenciados os conteúdos e exercícios práticos propostos no livro 'Laboratório de Cinesiologia II', escrito para o curso EAD, de Licenciatura em Dança, da Escola de Dança da UFBA, de autoria de Claudia Auharek e Bel Souza. Contrapondo a anatomia experiencial nas escolas tradicionais de ensino de anatomia e conteúdos correlatos, pode-se dizer que quando se estuda a anatomia de modo clássico nunca se tem uma experiência direta com o interior de quem estuda (sujeito). Essa diferença se torna significativa pois os estudos anatômicos são também uma importante ferramenta para os artistas da dança, complementando seu processo de reconhecimento e identificação do próprio corpo.